São muitas as motivações para quem quer ter o seu próprio negócio. Poder organizar seu próprio horário e suas próprias tarefas, por exemplo, é o sonho de muitos de nós brasileiros. Além disso, muitas pessoas buscam abrir sua própria empresa movidas pelo sonho de se trabalhar com aquilo que gosta, ou mesmo seguir grandes propósitos de vida. No mundo contemporâneo, o trabalho é parte inseparável da nossa identidade, daquilo que somos. Então, ter um trabalho motivador, alinhado àquilo de que se gosta e acredita é o objetivo de muitas pessoas.
Porém, junto com o sonho de ter seu próprio negócio, há uma série de dificuldades que nem todas as pessoas levam em conta. Falta de planejamento financeiro, dificuldade de obter financiamentos e problemas com o correto pagamento das taxas e impostos são alguns dos fatores por trás do alto número de empresas que fecham antes de completar 5 anos.
Por essa razão, é fundamental ter o auxílio de especialistas desde a abertura da sua empresa. Procure sempre um contador de sua confiança para obter uma consultoria completa na abertura da empresa, bem como o acompanhamento e a realização dos serviços contábeis específicos para cada tipo de empresa.
Aqui no blog da Conecte-se, hoje vamos falar da primeira etapa da abertura de uma empresa, após a sua ideia inicial de negócio: sua formalização.
Mas afinal, por que formalizar minha empresa? Isso envolve mais burocracia? Isso vai atrapalhar meus lucros? Na verdade, perguntas como essas revelam alguns dos mitos presentes em nossa sociedade, e é para isso que vamos apresentar a você as vantagens de se formalizar seu negócio, abrindo uma pessoa jurídica.
QUAIS AS VANTAGENS DE FORMALIZAR MEU NEGÓCIO E ABRIR UMA PESSOA JURÍDICA?
Antes de mais nada, é importante que você compreenda que a formalização de um negócio nada mais é do que a sua legalização. Isso significa que formalizar sua empresa abrindo uma pessoa jurídica é o primeiro passo para que seu negócio funcione dentro da legislação vigente, respeitando as regras da atividade e, do mesmo modo, esteja também protegido por essas mesmas leis. Assim, formalizar sua empresa significa seguir as leis e, ao mesmo tempo, estar protegido por elas.
Para a formalização do seu negócio, uma das primeiras escolhas a se fazer é qual o seu melhor enquadramento considerando o porte e a previsão dos seus lucros: MEI (Microempreendedor Individual), Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real. É comum surgirem dúvidas no momento dessa escolha, e a forma mais segura de resolvê-las é contando com a consultoria de um contador. Este profissional saberá indicar qual o formato mais vantajoso, considerando o ramo do seu negócio, o capital investido e outros fatores.
Em decorrência disso, uma das maiores vantagens de se formalizar uma empresa abrindo uma pessoa jurídica é a facilidade para a obtenção de financiamentos, essenciais para o crescimento do negócio. Os bancos oferecem linhas de crédito especiais para cada tipo de empresa e, em alguns casos, com juros relativamente baixos. Outra forma de se obter recursos para o crescimento de uma empresa é por meio do aporte de investidores. Ao buscar oportunidades de investimento, os investidores estão pensando principalmente no retorno prometido e, sem dúvida alguma, é fundamental que a empresa esteja com toda a sua documentação em dia. É impossível obter investimentos para um negócio que não esteja formalizado. Seja qual for o caminho para a obtenção de recursos para o crescimento de uma empresa, é fundamental que ela esteja formalizada.
Um dos seus possíveis clientes são os órgãos governamentais. Os governos federal, estadual e municipal constantemente abrem editais para contratação de serviços de diversos segmentos, e somente empresas formalizadas podem inscrever-se. Assim, a oportunidade de participar de concorrências e licitações para contratos governamentais é uma grande vantagem para quem tem a empresa formalizada e com todos os impostos pagos em dia. Os contratos governamentais podem ser uma boa fonte de renda constante para a sua empresa!
Outra vantagem da formalização da empresa e do acompanhamento de um serviço de contabilidade aparece na hora do pagamento dos impostos. Pensando no seu Imposto de Renda de Pessoa Física, você deverá declarar sua empresa e seus rendimentos. Um bom contador poderá indicar a você a forma mais vantajosa de fazer a declaração, sempre dentro das exigências legais.
Finalmente, uma grande vantagem de quem opta por legalizar seu negócio e contar com os serviços de um contador é a realização da contribuição para Previdência Social. Com sua empresa formalizada, você se torna um contribuinte da Previdência, garantindo assim os benefícios da aposentadoria, auxílio-doença e licença maternidade. Não deixe de contribuir em dia, e garanta os seus direitos como empresário e trabalhador.
COMO A MONTEIRO E SOUZA PODE ME AJUDAR?
A Monteiro e Souza Consultoria é um time de especialistas com uma plataforma 100% digital. De maneira rápida, prática e muito confiável, você conta com serviços não somente de contabilidade para pessoa física e jurídica, mas também de todas as áreas para sua empresa. Um deles é esse sobre o qual você acabou de ler, a consultoria para a abertura da pessoa jurídica para formalização de sua empresa.
Conte conosco para esse e outros serviços de contabilidade. Visite nossa página de serviços